Novo Parque Ecológico do Bosque

Preste a completar 17 anos, a cidade de São Sebastião ganha um presente há muito esperado pelos moradores: a revitalização do Parque Ambiental do Bosque da cidade. A primeira etapa das obras de revitalização do local será inaugurada neste sábado, 27 de março.
Tomado oficialmente como área de proteção ambiental há 15 anos, pode-se dizer que o Parque do Bosque está para São Sebastião, assim como a floresta amazônica está para o resto do mundo. Ou seja, é o pulmão ecológico da cidade. Mesmo com tamanha importância, o local não contava com infra-estrutura adequada e não era utilizado pelos moradores que pleiteavam a revitalização do espaço.

A parceria entre a Administração Regional da cidade e a Novacap permitiu a mudança. Neste primeiro momento será entregue à comunidade uma pista de Cooper (2,3 km), parques Infantis, um núcleo ambiental (oficina da natureza), um anfiteatro, um kit malhação de terceira idade, três quadras de vôlei de praia, quatro campos de futebol de areia, uma quadra poliesportiva, dois pergolados, dois parques infantis e dois kits malhação.
Para comemorar a inauguração, a Administração preparou uma festa para toda a família. Recreio no parque do Bosque: durante todo o dia, a partir das 9hs, os moradores da cidade serão recebidos com apresentações musicais, danças, poesia, teatro. Além disso, o público contará com vários torneios esportivos e brincadeiras para o público infantil.
O administrador regional de São Sebastião, Alan Valim lembrou que a revitalização do parque é, no momento, a maior conquista dos moradores. Segundo ele, um dos objetivos da revitalização foi responder os pedidos da população, que pediam mais segurança e melhor destinação para o espaço. “Sem dúvida, essa é uma das principais conquista dos moradores nos últimos 10 anos. Hoje o parque se torna um dos principais espaços para a prática de lazer, esporte e cultura de São Sebastião”, disse.

O Parque Ambiental do Bosque possui uma área de 187 mil m2 -equivalente a aproximadamente 20 campos de futebol- e está localizado entre os bairros Vila Nova e Residencial do Bosque (veja o mapa). A vegetação mesofítica nativa está totalmente preservada. Desde o começo das obras, no início de junho de 2009, os moradores estão sensibilizados com a proposta de melhorias. Até então, a área era utilizada para jogar entulhos e refúgio de marginais. Agora, além de ter mais um espaço de lazer na cidade, os moradores esperam que a revitalização do local venha valorizar as casas que ficam nas proximidades.
De acordo com o administrador do parque, José Carlos Maciel, o espaço de São Sebastião tem características vegetais diferentes dos outros parques de Distrito Federal, pois tem como característica a mata de galeria com grande potencial de umidade. Além de São Sebastião, este tipo de vegetação é encontrado apenas no parque de Sobradinho: vegetação nativa da bacia hidrográfica do Rio São Bartolomeu. José Calos explicou que além da mata nativa, foram plantadas mudas de árvores do cerrado na parte externa do parque.

Segundo o geógrafo, as aulas de educação ambiental serão ministradas constantemente no local. “A comunidade está ganhando um presente inédito. Além de esporte, cultura e lazer, os visitantes poderão adquirir conhecimentos sobre a natureza e como preservá-la. Queremos que todos se tornem guardiões desse patrimônio conquistado”, lembrou.
Na segunda etapa do projeto, prevista para este ano, serão construídos banheiros, uma guarita e a instalação da iluminação pública.

Localização do Parque Ecológico do Bosque


Exibir mapa ampliado

Fonte: Administração Regional 
Tecnologia do Blogger.