1º Encontro Fórum de Aprendizagem do Distrito Federal com a Comunidade de São Sebastião

O 1º Encontro do Fórum de Aprendizagem do Distrito Federal em São Sebastião foi sucesso total. Atendendo a demanda dos jovens da cidade, as expectativas foram superadas pela equipe organizadora. Elaborado pelo Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião em parceira com Administração Regional e o Centro de Ensino Médio São Francisco o encontro trouxe para a cidade as instituições que trabalham com os projetos que inserem o jovem no mercado de trabalho.

Ás 8 horas da manhã já observavam um movimento diferente pela entrada principal do Centro de Ensino Médio São Francisco. Foram chegando os primeiros jovens interessados em saber do que se tratava a tal Lei do Aprendiz. E não era surpresa, pois a essa nova legislação confunde-se com a mais aplicada nas regras trabalhista. Ela é uma lei que foi elaborada mais precisamente para o jovem que está entrando agora no mercado de trabalho. A nova lei é objetiva, ao ponto de facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho, que pode ser menor de idade ou não, e busca incentivar a sua qualificação profissional.

Aos poucos os jovens interessados foram chegando e se acomodando no pátio principal da escola, onde são realizadas as apresentações. E em pouco tempo todos os lugares já se encontravam lotados pelos jovens e pais interessados em conseguir uma oportunidade para seus filhos. “É um meio de colocar meu filho em um emprego, sem prejudicar ele na escola”, disse dona Luzia, mãe que assistia atentamente à palestra e aguardava ansiosa para fazer o cadastro do filho. 

Logo que foi encerrada a palestra deram se início os cadastros dos jovens. O cadastro é o primeiro passo para quem busca o primeiro emprego. O receio dos estudantes era a contrapartida de que se entrasse no mercado de trabalho, de alguma forma prejudica-los nos estudos, mas depois da palestra apresentada no fórum, muitas dúvidas foram respondidas e confiantes, pouco a pouco, a fila do cadastro foi diminuindo. Muitos jovens fizeram seu cadastro.

Além do cadastro que estava sendo feito pela organização do Fórum, outros parceiros da Lei do Jovem Aprendiz também deram seu apoio, entre eles o mais conhecido no DF, o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, realizavam cadastros para vagas de estágio e para inserção no mercado de trabalho pela nova legislação. O Centro Salesiano do Menor – CESAM, também faziam os cadastros dos jovens. Notava-se a euforia e esperança dos jovens de São Sebastião, que viam ali, uma esperança de começar uma nova mudança.

Além destas instituições que realizavam os cadastros, estávam presentes também representantes da Secretaria de Estado de Justiça e da Secretaria de Estado do Trabalho, Instituto Fecomércio-DF, SENAI, Instituto Federal Brasília. Além desse contaram com a presença indispensável das instituições sociais da cidade, como a Casa de Cultura, CEPSS, Biblioteca Comunitária do Bosque, Casa de Paulo Freire, Brinquedoteca, SuperNova, TBR, Istituto de Arte e Cultura de São Sebastião. Ambas explanando sobre os direitos do cidadão no eixo mercado de trabalho, valorização da vida e ao mesmo tempo emitiam carteiras de trabalhos para aqueles que ainda não possuíam o documento.

Ao tempo que acontecia os cadastros e a apresentação de cada instituição, foram realizando shows e apresentações culturais no palco principal. Os alunos do Projeto Filosofança da própria escola. Na música tinha os meninos Juan Marcus e Vinícius fez a mulherada gritar aos embalos da música setaneja. A apresentação da roda de capoeira fez muita gente mexer o corpo e transpor a energia da luta brasileira. Um desfile de moda também fez sucesso, com as peças produzidas pelo estilista da própria escola.

Vejam o vídeo abaixo



O objetivo do fórum foi realizado ao promover a Lei do Aprendiz para os alunos da cidade. Além de criar uma rede de informações para os parceiros dos projetos, facilitará muito o emprego da nova legislação. Clareou e facilitou o emprego e cumprimento dessa nova lei, sem que com isso prejudicasse os estudantes, facilitando a sua entrada formal no mercado de trabalho.

Vejam as fotos abaixo



Tecnologia do Blogger.