Arte nas paradas

Para acabar com a poluição visual causada pelo excesso de publicidade e deixar a cidade mais bonita, sete paradas de ônibus de São Sebastião já foram revitalizadas. Artistas locais foram convidados para caprichar na criatividade e presentear os moradores com pinturas sobre temas comunitários. Paz, coragem, esporte, mulheres e até desperdício de água foram temas que inspiraram as obras de arte popular.

A iniciativa faz parte do projeto A administração está nas paradas, realizado desde março pela administração regional. A ideia é aplicar a técnica em todas as 50 paradas de ônibus até a metade de 2010. Na última sexta-feira, a cidade ganhou uma obra do artista plástico Raimundo Rogério Araújo. Ele prestou uma homenagem à terceira idade, levando à parede de concreto cenas comuns do cotidiano dessa faixa etária, como uma senhora bordando e outra lendo.

“Procurei na cidade um ponto que poderia me lembrar deles e nada melhor do que em frente à praça (próxima à administração)”, explicou Rogério, ao afirmar que a oportunidade foi uma das melhores coisas que aconteceram em sua vida ultimamente. “Há muito tempo queria divulgar minha arte e não conseguia”, comentou. A operadora de caixa Silvanice Ribeiro, 19 anos, aprovou o novo colorido na cidade. “Além se ser uma expressão cultural, melhora a paisagem ao nosso redor.”

O auxiliar de cozinha DiogoWeber de Souza, 21, e a dona de casa Neuzete de Paula Silveira, 49, perceberam que as pinturas induzem a maior respeito às paradas de ônibus. Elas estão livres de cartazes e pichação desde março. “Acredito que até os pichadores acharam bonito”, alfinetou Neuzete. Ao lado dos filhos pequenos, a telefonista Helenice dos Santos, 21, destacou que o ambiente ficou melhor até para receber as crianças.

As paradas de ônibus de têm um histórico de depredação e colocação indevida de cartazes publicitários. Para evitar que as novas pinturas sejam cobertas por esse tipo de material,foram colocados ao lado de cada abrigo revitalizado os chamados pirulitos, próprios para a colagem de panfletos. A administração regional tem utilizado as inaugurações das pinturas para se aproximar da comunidade. Com direito a café da manhã e música ao vivo, as celebrações têm servido para os moradores expressarem suas necessidades, por meio de sugestões e reclamações.

Os eventos ocorrem durante a semana, a partir das 5h30, horário em que boa parte dos moradores sai da cidade rumo aos empregos na área central de Brasília. "São Sebastião é uma cidade-dormitório. As pessoas deixam suas casas pela manhã e só voltam no fim do dia, portanto, não têm tempo para vir à administração falar conosco", analisa o administrador, AlanValim. As principais reivindicações dizem respeito a segurança, asfalto, transporte, saúde, colocação de faixas de pedestre, sinalização no trânsito e educação.
Tecnologia do Blogger.