São Sebastião vive boom imobiliário que impulsiona economia local


Os tijolos usados para as construções projetadas por Oscar Niemeyer foram fornecidos pelas olarias de São Sebastião, a 26 km da capital federal. A região nasceu antes mesmo de Brasília, como agrovila. Hoje, conta com uma população de 100 mil pessoas.

São Sebastião

População 100 mil
Área 303,7 km²
Orçamento (2011) R$ 4,9 milhões
Administrador Janine Rodrigues Barbosa
A economia local foi se desenvolvendo à medida que a infraestrutura atraía as pessoas para a RA. Atualmente, há cerca de 1,2 mil empresas espalhadas pela cidade, principalmente supermercados, madeireiras e lojas de material de construção. A feira permanente da cidade recebe a visita de centenas de pessoas durante a semana. Os moradores de São Sebastião, porém, sentem falta de investimentos na área de lazer e gastronomia.
Consumidores não faltarão daqui pra frente. A primeira etapa do Setor Habitacional Mangueiral, prevista para ficar pronta em 2014, vai fazer com que a população da região administrativa aumente em 20 mil pessoas. Também estão sendo erguidos na direção da cidade condomínios de luxo que potencializarão o mercado consumidor, como o AlphaVille. Além disso, o comércio de São Sebastião atende não só os moradores locais, mas também consumidores do Jardim Botânico e do Lago Sul.
Além dos diversos condomínios, a região administrativa é formada pelas áreas da Agrovila, do Setor Residencial Oeste, da Vila Nova, de São José, de São Francisco, da Bela Vista, do Residencial do Bosque, do João Cândido Tradicional e do Morro Azul. Também está localizada na cidade a Penitenciária da Papuda.
sao sebastiao São Sebastião
Vista aérea da cidade (Foto: Luiz Finotti)
A finalização das obras de infraestrutura da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) trouxe melhorias para os negócios. A ADE, que fica em um dos principais bairros da cidade, recebeu asfalto e rede de captação de águas pluviais.
Outra característica importante da região administrativa é a agricultura forte. O consumo de bens e serviços em São Sebastião é influenciado pela proximidade com a região administrativa do Paranoá (sede do Programa de Assentamento Dirigido do DF – PAD-DF) e com o município mineiro de Unaí (importante polo agrícola). A zona rural dedica-se à produção de feijão, milho, café, hortaliças e frutíferas.
Administração Regional: Quadra 101 Área Especial S/N
CEP: 71692-090 – São Sebastião-DF
Telefones: (61) 3335-9001 / 3335-9000
Fax: (61) 3335-9024
Site: www.saosebastiao.df.gov.br


Tecnologia do Blogger.