Sugestão para a linha 147.2 São Sebastião - W3 Sul




Esta é a atual rota da linha 147.2
Não é de hoje que o transporte público no Distrito Federal é considerado o mais caro e o pior do país. A frota de ônibus do Grupo Amaral, grupo dono da empresa Rápido Brasília, a mesma que atende São Sebastião nas principais linhas da cidade (Rodoviária - Plano Piloto, W3 Sul, Lago Norte, SIA/SAAN, etc.) Acontece que os ônibus estão caindo aos pedaços. Os coletivos estão acima do tempo de uso permitido por lei: sete anos e os carros da viação rodam ilegalmente, colocando em risco a vida de motoristas, passageiros e demais pessoas que fazem parte do trânsito. Existem carros circulando há mais de 18 anos nas vias da capital.

Em São Sebastião, a situação está caótica, principalmente para quem utiliza a linha 147.2, que faz o trajeto São Sebastião à W3 Sul. São ônibus velhos que quebram todos os dias, super lotados e que não atendem a população com dignidade. Falo dignidade porque qualidade não vem mais ao caso. A situação está tão caótica que as piadas e brincadeiras em redes sociais não param de ser publicadas, com as exemplo típico do ônibus receber o nome de Winar. Uma espécie programa que serve para compactar arquivos muito "cheios" de forma que fiquem pequenos, mas com todo o conteúdo.

Observando este problema, vi que com apenas algumas alterações, isso pode ser mudado. Uma delas, a princípio, pode ser a alteração na rota que estes ônibus fazem. Todos nós sabemos que a linha 147.2 percorre toda a cidade, e sua rota atual é assim:

Saída do Terminal de São Sebastião, passando por todo o bairro Residencial do Bosque, pela Avenida Central, entre os bairros Vila Nova e São José, via bairro Centro, pela Rua da Gameleira e Av. São Sebastião na altura da Via Livre Supermercado Sta. Felicidade e posteriormente pela Av. Comercial passando até o a última parada do bairro Morro Azul.

Praticamente leva-se quase 40 minutos só dentro de São Sebastião e os sofredores do bairro Morro Azul São os últimos  a entrarem no ônibus, isto, se conseguirem ou se o ônibus parar.

A sugestão de para a criação de uma nova linha/rota é,  da mesma forma que eles fizeram para linha 197.3 e 180.1 (São Sebastião - Rodoviária do Plano Piloto), fazer para a W3 Sul. Criar uma linha partindo do Residencial do Bosque, fazendo o Bairro São Francisco e cortando pelo Centro (na altura da Paiol e Sta Felicidade), seguir pelo Residencial Oeste (Quadras 100 e 200). 

Nova rota saindo do bairro partindo do
Residencial do Bosque/S. Francisco/Residencial Oeste
A outra linha, faria o trecho pela Avenida Central (Vila Nova e São José), Bairro Centro (Rua da Ponte e Rua da Gameleira), passando pela Av. Comercial (antigas Quadras 05, 07 e 09) e finalizando passando pelo Bairro Morro Azul. 

Nova rota partindo do terminal, passando pelos
bairro São José/Vila Nova, Tradicional e Morro Azul


Assim o fluxo de pessoas que pegam essa linha seria menor e o tempo de demora ao sair do terminal também. Lembrando que a linha que passaria pela Avenida Central, não precisaria passar no Residencial do Bosque, evitando a superlotação.

Como ficaria as duas rotas.
São idéias simples, mas eficazes que nosso representando não tem condições de fazer. Quem topa levar essa idéias, ou começar um abaixo assinado com este tema? Quem se disponibiliza fazer isso dentro dos ônibus, mobilizar as pessoas a assinarem isso? São gestos, pequenos assim que podem fazer grande diferença. Tem que haver demanda pessoal, se não haver, não há problema. Hoje passou na televisão e saiu nos jornais, mas e amanhã? O problema continua do mesmo jeito.

Tecnologia do Blogger.