Livro Memórias do Barro conta a história de São Sebastião


Autor imprime e produz os próprios livros, registrando a história de uma das cidades satélites que teve papel crucial na construção de Brasília na produção de tijolos.Com a intenção de registrar a história e manter vivas as raízes da cidade de São Sebastião, o pesquisador e jornalista Mauricio Seabra Jr. lança o livro Memórias do barro. 
A obra independente do jornalista vem sendo produzida com várias entrevistas e depoimentos de inúmeros moradores e pioneiros da cidade, além de embasamento histórico do Arquivo Público do DF e outras fontes de órgãos públicos.


A impressão também chama atenção. Assim como os tijolos retirados do barro do vale com os braços dos próprios moradores da cidade, o autor imprime na própria casa e produz os livros como resultado de um árduo trabalho de documentação e pesquisa para registro da construção histórica do local desde o Brasil Colônia, em 1767, até a construção de Brasília nos anos 60 e o advento das olarias na localidade no tempo atual na cidade.




Para Mauricio, apesar do enorme trabalho de pesquisa e ainda o intenso trabalho para a impressão artesanal na própria casa do autor, o resultado e a importância do conhecimento sobre as pessoas que tornaram a saga de São Sebastião real pagam todos os esforços empreendidos. “Desde que iniciei este trabalho, há dois anos, não imaginava a profundidade a que a pesquisa podia me levar. Relatos históricos remontam a história da localidade desde o tempo do Brasil colonial, e com a chegada de Brasília, assim como Planaltina que teve sua história antes da capital apagada, estávamos perdendo esse lado da trajetória dos que se instalaram e viveram aqui nesta parte do sertão goiano, hoje DF”, disse o autor.

Já a história recente foi levantada por parte do autor registrando a fundação da comunidade no local onde hoje está localizada, baseado nos depoimentos de pioneiros como Tião Areia e outros tantos. Há ainda a coleta de mais de 50 depoimentos de moradores, fundadores e lideranças que colaboraram para a fundação e emancipação da cidade, que foi reconhecida como Região Administrativa em 1993.


A obra terá pré-lançamento na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília no dia do aniversário da capital, próximo 21 de abril. Em São Sebastião ocorre o lançamento oficial com participação dos fundadores além de sarau realizado para leituras de trechos da obra, bem como apresentação do livro de forma lúdica com a presença dos poetas do grupo Radicais Livres S/A, oriundos da cidade.

Serviço: 
Pré-lançamento do livro Memórias do Barro

Pavilhão da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura,

Esplanada dos Ministérios, estande 96, Sindicato de Escritores DF
Dia 21 de abril, às 20h, sábado

Autor Mauricio Seabra Jr., edição independente, 155 pg.,

Gênero: História Regional

Valor: R$ 70,00

Informações: Memórias do Barro
Tecnologia do Blogger.