Expoagro São Sebastião valoriza produção agropecuária local




Agricultores, produtores de leite e moradores de São Sebastião participaram nesse fim de semana da 18ª Exposição Agropecuária de São Sebastião. A festa, que aconteceu no Parque de Exposições, começou na quinta-feira (7) com a tradicional cavalgada pela cidade e teve o seu ponto alto na participação do agricultor da região, que contribuiu na organização do evento, levou seus produtos, disposição e garantiu a animação da festa até o encerramento, nesse domingo (10). 
O destaque da exposição foi o Torneio Leiteiro, que produziu mais de 1.300 quilos de leite em três dias. A grande campeã foi a vaca de cruza Zebu meio sangue chamada Fita, do produtor José Sabino, que produziu em média 38 quilos de leite por dia. Fita também foi premiada no julgamento de conformação de raças, feito pelo zootecnista Fábio Miziara, na categoria de bovinos leiteiros. Foram premiadas ainda as vacas Carreta, também de José Sabino e Rosilha, do produtor Leomar Gomes. 

Outra atração da festa foi o concurso de receitas com mandioca. Entre os pratos salgados foi premiada a receita de Escondidinho de mandioca, feita por Francisco de Souza Brito. Já nos pratos doces, o Bolo de castanha e mandioca de Sueli de Fátima Ferreira, foi a receita vencedora. Na mostra agrícola, a campeã foi a Associação dos Produtores do Assentamento Recanto da Conquista. Em segundo lugar ficou a Associação dos Produtores do Morro da Cruz e, em terceiro, a Associação de Nova Betânia. 

Palestras técnicas – A participação da Emater-DF também foi intensa na realização de cursos e palestras técnicas. Na quinta-feira (7), os produtores puderam aprender sobre o cultivo de Eucalipto. Na sexta-feira (8) participaram do curso de casqueamento de bovinos, com o objetivo de aprender a cuidar dos cascos para prevenir a ocorrência de doenças. Os agricultores também aprenderam sobre a cafeicultura agroecológica, no sábado (9), e no domingo (10) viram a palestra sobre Conformação Zootécnica, com Fábio Miziara. 

A realização de palestras e as entregas de premiações visam reconhecer e valorizar os agricultores familiares e produtores de leite, além de incentivar a produção agropecuária da região. A Exposição Agropecuária de São Sebastião é uma realização do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural e Sustentável de São Sebastião (CRDRS), Administração Regional de São Sebastião, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e da Cooperativa dos Produtores Rurais de São Sebastião (Copas), com o apoio das Secretarias de Agricultura e da Saúde do DF.


Fonte: Emater/DF 
Tecnologia do Blogger.