Primeira edição de torneio infantojuvenil faz sucesso


Taiane de Oliveira, 10 anos, capitã do time. Campeã do vôlei sub 14, ela treina segunda, quarta e sexta

O feriado de Corpus Christi e o final de semana foram agitados para atletas das categorias sub 14 e sub 18. Entre os dias 6 e 10 de junho aconteceu o Brasília Cup 2012. Participaram da competição escolas públicas e privadas, associações e clubes esportivos, e os Centros de Iniciação desportiva (CID's) da Secretaria de Educação do DF. As modalidades disputadas foram futsal, futebol society, basquete, vôlei e handebol. Todas com equipes masculino e feminino.

Os jogos aconteceram simultaneamente em três lugares: no colégio Marista (Maristão), no clube da Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC) e no Centro Interescolar de Educação Física (CIEF). Todas as finais foram disputadas no dia 10. Cada equipe vencedora ganhava um troféu, uma medalha e muitas histórias para contar. A atleta da Associação de Esporte ao Alcance de Todos (ASSEAT) de São Sebastião, Taiana Cabral Mascarenhas de Oliveira, 10 anos, vencedora do vôlei feminino sub 14, conta como foi ganhar a primeira competição, "É muito emocionante porque em todas as competições que a gente já jogou, só ficamos em quarto, e agora foi em primeiro. A gente treinou muito". Capitã do time, Taiane não esquece o esforço das colegas, "Todo mundo fez sua parte. No jogo, todas dependem umas das outras. Então, se elas não estivessem lá, eu também não teria conseguido". 
O sentimento de grupo e o reconhecimento do esforço do outro são o reflexo dos valores ensinados dentro da quadra e que passam para outras áreas da vida. O técnico da equipe feminina de vôlei sub 14 do ASSEAT, Geraldo Antônio de Jesus, explica os valores ensinados para as meninas do time. "A formação que eu dou para elas, além do vôlei, são princípios de família. Primeiramente, respeito aos pais, ao próximo e educação. Eu não aceito que elas errem nisso.
Osvaldo Souza Ferreira Júnior, técnico da equipe feminina sub 14 de vôlei do colégio Santa Rosa, que ficou em segundo lugar, concorda com Geraldo Antônio de Jesus, " Trabalho coletivo, esforço pessoal, superação de dificuldade e de diferenças, todos esses são valores ensinados dentro da quadra e que saem para a vida".  Quanto ao segundo lugar, Júnior ressaltou o trabalho feito em cima disso, "Quando a gente entra em quadra, quer sempre ganhar. As meninas sofreram um pouco, e é nessa hora que a gente entra trabalhando isso, ressaltando o esforço, a primeira medalha conseguida, a participação em uma competição. Levar o aprendizado para a vida e impulsionar para o próximo campeonato". 
A ASSEAT de São Sebastião (DF), teve uma excelente participação no Brasília Cup 2012. Participou com três equipes, todas de vôlei. As equipes feminina e masculina sub 18 ficaram em segundo lugar e a feminina sub 14 em primeiro. A ASSEAT também já revelou uma atleta: Camila Santos, que começou na associação e foi revelada na Taça Paraná. Hoje, ela joga pelo Bragança Paulista, time profissional de São Paulo.
A primeira edição do Brasília Cup contou com a participação de 1200 atletas e 70 equipes. 120 partidas foram jogadas, com público estimado em 1520 pessoas nos quatro dias de competição. A inscrição foi de 450 reais por time. O evento contou com a participação de árbitros, auxiliares de arbitragem, fisioterapeutas e professores.

A equipe campeã do vôlei feminino sub 14 foi a ASSEAT (time de verde). O vice-campeonato ficou com o Colégio Santa Rosa (time de azul)
José Ribamar Dias Raposo, diretor presidente do Centro de Formação em Handebol e Esportes (CFH), organizador do evento, comenta a superação da expectativa do Brasília Cup 2012. "Como os resultados da primeira edição superaram muito nossa expectativa, ano que vem a segunda edição será maior e a expectativa também. Para isso, temos que fazer mais parcerias e arranjar patrocínio". Raposo também explica a intenção do Brasília Cup 2012, "O Brasil está no período de preparação para os grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, a Copa das confederações e a Copa do Mundo. Brasília vai sediar esses eventos a partir de 2013, por isso precisa também preparar a sua juventude, realizando competições esportivas para que os jovens adquiram o prazer pela prática esportiva". A competição sempre vai acontecer no feriado de Corpus Christi, por ser a única data que sempre cai em uma quinta-feira. O Brasília Cup 2013 acontecerá entre 30 de maio e 2 de junho.


Via Fac Unb
Tecnologia do Blogger.