São Sebastião em ritmo de festa



A cidade de São Sebastião, famosa pelas terras elevadas e beleza natural, festeja hoje o 19º aniversário. Apesar de os moradores reconhecerem que ainda há muito por ser feito, acreditam fielmente no potencial da cidade. Outra característica é a cara de interior que ela ainda possui. “O bom daqui é que todo mundo se conhece. Isso ainda está conservado desde o o surgimento da cidade”, conta o servidor público Maurício Seabra, pioneiro da cidade. “Aqui também tem o Parque do Bosque, que é extremamente agradável. É uma pena não ser bem aproveitado”, diz.

Mas, como toda cidade, São Sebastião também tem problemas, deixando muitos moradores insatisfeitos. A cidade conta apenas com um centro de saúde para atender uma população estimada de 100 mil habitantes. A espera por atendimento e falta de médicos incomoda muito. Para o chaveiro João Batista, a situação está péssima. “Não tem condições. Já fiquei esperando na emergência por mais de três horas”, diz.

ESTRUTURA
A falta de estrutura na saúde leva os moradores a buscarem cidades próximas para receberem atendimento. “É uma situação horrível. Na maioria das vezes vou ao Paranoá”, diz a empregada doméstica Conceição Pinho. Segundo a Administração Regional, está prevista para o próximo semestre a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o aumento no número de profissionais da saúde.

Outro problema que afeta os moradores é a falta de segurança. “Já saio de casa com medo. Não dá para dar bobeira na rua”, diz Conceição. Segundo a administradora Janine Rodrigues, os índices de criminalidade não estão acima das outras cidades satélites do Distrito Federal. “Mesmo sem os índices acima, é necessário que o efetivo, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, seja reforçado”, reconhece. Não há previsão para contratação de policiais para a região.

Novas medidas
Para os moradores da cidade de São Sebastião, a noite é movimentada, com bares e restaurantes. Mesmo assim, faltam atrativos para os jovens e atividades durante o dia. Não há cinema, teatro e são poucas as opções de lazer. Para o comerciante Carlos Alberto Pereira, uma solução seria programas de interação para os jovens. “Não tem atividades para ocupar os jovens. Além disso, faltam espaços livres de uso da comunidade para a realização dessas atividades. Se tivesse, a cidade seria bem melhor”, acredita. Um exemplo de atrativo é o Centro Olímpico da cidade. Segundo Carlos Alberto, o local possui uma ótima estrutura, mas está inutilizado nos finais de semana.

De acordo com a administração, há previsão de abertura do Centro Olímpico para os moradores da cidade. “Ainda estão fazendo ajustes, como a contratação de salva vidas. Espero que no segundo semestre o centro entre em funcionamento”, esclarece Janine. Segundo a administração, obras de infraestrutura, como pavimentação e implantação de redes de águas pluviais, estão sendo realizadas. Para o segundo semestre está prevista a construção de uma quadra poliesportiva na quadra 305, do Bairro Residencial Oeste, e também a reforma do Ginásio São Bartolomeu.

Já foram realizadas reformas no Ginásio de Esporte do bairro São Francisco e na arquibancada do campo sintético central. O primeiro Centro de Convivência do Idoso do Distrito Federal está localizado na região, mas atualmente está sendo revitalizado e não tem previsão para ser inaugurado. A cidade tem sete Pontos de Encontro Comunitário (PECs), e está prevista a construção de mais três.

Programe-se
Tradicional Desfile Cívico de São Sebastião
Local: Avenida Comercial do Setor Tradicional
Horário: 08 horas, concentração em frente à 30ª DP.
Tradicional Corte do Bolo de Aniversário de São Sebastião
Local: Sede da Administração Regional de São Sebastião
Horário: 09 horas
Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em Comemoração ao Aniversário de São Sebastião
Local: Sede da Administração Regional de São Sebastião.
Horário: 10 horas.
Exposição de Artistas da Cidade de São Sebastião
Local: Sede da Administração Regional de São Sebastião.
Horário: 10 horas (simultâneo à sessão solene).

Tecnologia do Blogger.