São Sebastião tem programação especial de combate a asma nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde do DF promove atividades de combate a asma no Posto de Saúde Urbano 2, em São Sebastião, região administrativa do DF.
No próximo dia 21, é comemorado o Dia Nacional da Asma. Para marcar a data, a secretaria promove até o fim do mês uma série de atividades em várias regiões administrativas do DF. A programação, organizada pelo Programa de Atendimento ao Paciente Asmático, inclui palestras educativas e caminhada no Parque da Cidade.

No período de 22 a 29 de junho, será realizada a VIII Semana de Combate à Asma com palestras educativas nos centros de referência do programa. A solenidade de abertura será no próximo dia 22, às 9h, no Grande Auditório do Hospital de Base, com a presença de autoridades da secretaria e de coordenadores dos centros de referência do Programa de Asma. Para o dia 24, está marcada a VIII Caminhada dos Asmáticos, às 9h, no Parque da Cidade, em frente à administração, estacionamento 12.

A coordenadora do Programa de Asma da secretaria, Marta Guidacci, explica que o número de casos vem crescendo, adquirindo dimensões de um problema de saúde pública.

— Estima-se que 20% da população mundial sejam portadores de asma. É a doença crônica na infância de maior prevalência, após a desnutrição.

Segundo o Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), em 2004, a asma representou a terceira causa de hospitalização pelo SUS, responsabilizando-se por 396 mil internações em todo o País. Mesmo com os avanços científicos, 3 mil pessoas morrem pela doença anualmente no Brasil.

Em1999, a Secretaria de Saúde iniciou o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF. Atualmente, existem 33 centros de referência do Programa de Asma distribuídos em todo o DF.

A redução no percentual de internações por asma no DF, segundo Marta, reflete o resultado da ampliação de ofertas de serviços (disseminação dos centros de referência do Programa de Asma) e da oferta de medicamentos para a clientela, com benefícios para o sistema de saúde do DF e de seus usuários.

Via r7.com


Tecnologia do Blogger.