Brasil começa a testar no sábado a banda larga 0800



O Brasil começa a testar no próximo sábado (14/07) o acesso gratuito à internet, conhecido como banda larga 0800. Pelo serviço oferecido pelas operadoras móveis, usuários vão poder acessar sites na web pelo celular, mesmo que não tenham nenhum plano. O projeto-piloto foi lançado nesta quinta-feira (12/07) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. 

Assim como as ligações gratuitas para telefones 0800, a conexão à internet será paga pelo site que está oferecendo o serviço, como portais do governo federal, em que o cidadão possa se informar, por exemplo, sobre ofertas de emprego, agenda cultural, horários de ônibus, concursos públicos e notícias em geral.



Os testes, que começarão oficialmente no sábado, em evento na cidade de São Sebastião (DF), próxima a Brasília. O piloto terá duração de 15 dias e contará com a participação de 80 pessoas da comunidade, selecionadas pelo governo do Distrito Federal.

As prestadoras Claro, Oi, TIM e Vivo fornecerão os aparelhos de telefone celular e darão suporte técnico, financeiro e operacional ao projeto. 


Para a fase de testes, o Ministério das Comunicações criou um portal específico - bandalarga.0800.br - que poderá ser acessado gratuitamente via celular pelas pessoas selecionadas. O órgão distribuirá aos usuários um questionário para conhecer as dificuldades de navegação e a aceitação da facilidade.



Após o período de testes, será definido o público-alvo, que poderá envolver pessoas que já fazem parte de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Também serão estudadas as necessárias adequações de redes e sistemas. Comprovada sua viabilidade técnica e econômica, o projeto pode evoluir para o setor privado, como bancos e sites de compra, por exemplo.
Tecnologia do Blogger.