Governo inaugura terceira UPA do DF, em São Sebastião






O governo do Distrito Federal inaugurou, na manhã desta sexta-feira (31), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião, região administrativa a 26 quilômetros de Brasília. O atendimento está marcado para começar às 13h.

Além de São Sebastião, há uma UPA no Recanto das Emas e outra em Samambaia. A previsão do governo é que mais 11 unidades entrem em funcionamento. Dessas, seis ainda em 2012. A próxima será a do Núcleo Bandeirante, prevista para ser inaugurada na primeira quinzena de setembro.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o atendimento em São Sebastião será direcionado a pacientes com caso de emergência nas áreas de clínica médica e pediatria. A secretaria calcula que 130 mil moradores beneficiados com a nova UPA. A estimativa é que a unidade atenda cerca de 500 pacientes diariamente.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana. A Secretaria de Saúde informa que as unidades podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas e cortes. Quando necessário, o paciente é encaminhado a um hospital da rede pública.

A diretora de Assistência a Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, Marinice Cabral Moraes, disse, em entrevista ao Bom Dia DF, que a UPA deve trabalhar de forma integrada com a rede de saúde pública. “A população deve entender a missão da UPA. Este é o lugar do primeiro atendimento.”

As UPA de São Sebastião terá estrutura simplificada, com ferramentas para o atendimento rápido e observação de pacientes. Até o momento, o posto conta com aparelhos de raio X, laboratórios de exame e leitos de observação.

A unidade recém-inaugurada fica na quadra 102, conjunto 1, lote 1, Avenida São Sebastião, Residencial Oeste - próximo ao Corpo de Bombeiros.

Confira na reportagem do Bom Dia DF



Tecnologia do Blogger.