UPA de São Sebastião será inaugurada na sexta-feira



A Secretaria de Saúde inaugura nesta sexta-feira (31), às 10h, mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Dessa vez, os beneficiados serão os 130 mil moradores de São Sebastião, que passarão a contar, além da Unidade Mista, do Centro de Saúde e da Casa de Partos, com uma UPA totalmente equipada e aparelhada, na pista central da cidade.

O funcionamento da unidade está previsto para às 13h, quando as equipes iniciarão o plantão. O atendimento é direcionado para pacientes com casos de urgência e emergência , 24 horas por dia, nas áreas de clínica médica e pediatria.

Segundo o coordenador geral de Saúde de São Sebastião, Marcus Costa, a população da cidade está comemorando a abertura da UPA, o que possibilitou triplicar o número de profissionais que atuam na regional. “Os pacientes com fichas amarela ou vermelha serão atendidos na UPA e os pacientes com fichas azuis ou verdes serão atendidos na Unidade Mista ou no Centro de Saúde, que juntamente com cinco equipes do Programa Saúde da Família, irá atender em regime de agenda aberta”, explica o coordenador.

A UPA contará com aparelho de Raio X e todo material de laboratório necessário para exames e leitos. Os pacientes graves que chegarem ao local serão transferidos para as emergências dos hospitais de outras cidades.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, cerca de 97% dos casos que chegam às UPAS são resolvidos ali mesmo.  “São cerca de 500 pacientes atendidos em cada uma das UPAS diariamente que deixam de procurar os prontos-socorros dos hospitais, deixando as vagas das emergências para quem realmente necessita”, observou, lembrando que mais uma UPA deverá ser inaugurada nos próximos dias, no Núcleo Bandeirante.
Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.