GDF lança campanha e conta com apoio da população



A10ª Semana de Prevenção da Dengue no DF começa hoje e prossegue até sábado (22). O objetivo do GDF é mobilizar governo e sociedade para prevenir a doença. As atividades do programa, organizado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), foram abertas hoje, pelo governador Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti.

O número de casos de dengue caiu nos últimos anos. Em 2010, quando houve uma epidemia em todo o País, no DF  foram confirmados 12.360 casos. Em 2011 ocorreram 1.499 registros. Já em 2012, até o último dia 3, foram confirmados 737 novos casos. O governador destacou a importância de promover políticas de prevenção e disse que a redução no número de casos mostra a seriedade do GDF em combater a dengue. “Esses números mostram o comprometimento do governo. Estamos realizando campanhas de prevenção durante  todo o ano. Essa é uma maneira estratégica de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois não podemos nos preocupar somente no período chuvoso, quando o percentual de casos aumenta”, afirmou.

Segundo Agnelo, a meta é que não seja registrado nenhum óbito por causa de dengue até o final deste ano. “É uma determinação ousada que temos, e para isso vamos tomar todas as providências necessárias, pois se não houver política de saúde adequada, não tem como obter bons resultados”, disse. Agnelo ressaltou que a campanha só terá bons resultados com a ajuda da população, que deve se prevenir da doença.

A SES-DF prepara uma série de ações em todo o DF, que começou na manhã de hoje, com grande mobilização em São Sebastião, cidade que tem risco médio de contaminação. Os profissionais da área de saúde distribuiram cartilhas que apontam os principais cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da doença.  Segundo Ailton Domício, coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da SES-DF, a meta é promover um arrastão contra o mosquito da dengue, visitando as casas e orientando a população. Apesar de São Sebastião apresentar risco médio de contágio da dengue, ela não é a única região administrativa que preocupa a SES-DF. 

Parceria com empresa de telefonia móvel 
Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre a SES-DF e a empresa telefônica Vivo S/A, o qual estabelece que a empresa divulgue a campanha de prevenção da dengue por meio de SMS enviados a seus clientes. Segundo João Truran, diretor regional da Vivo Centro Oeste, de fevereiro a maio deste ano, a empresa já enviou cerca de 500 mil SMSs. “Nossa meta é enviar um milhão de SMSs até maio do ano que vem, podendo dobrar esse número”, explicou o diretor da empresa de telefonia móvel.
Tecnologia do Blogger.