De São Sebastião para o Brasil

Antônia Rosa, dá lição de persistência e coragem ao contar como
conseguiu levar seus bordados a todo o país
Em 2006, quando tinha 30 anos, Antônia, já casada e morando no Distrito Federal separou-se do marido e se viu sozinha para cuidar dos três filhos.

A vontade de dar a eles um futuro promissor injetou coragem e ela foi, sozinha, convidar mulheres de São Sebastião, onde mora, para, juntas, criarem um grupo de produção de roupas de crochê, bordado e outras técnicas manuais.

Depois de ensinar a técnica às companheiras, o número de encomendas não parou de aumentar. Em 2008, Antônia decidiu procurar o Sebrae no DF. Ela queria crescer e sabia que lá encontraria orientação. Consultores ajudaram Antônia e as demais costureiras a criar uma marca, a Caprichosas, e levaram estilistas que ensinaram as artesãs a criar uma coleção, a fazer modelagem e a divulgar o trabalho em feiras e exposições de artesanato.

O grupo produz saias, camisas, colares, prendedores de cabelos, tiaras, almofadas e diversos outros produtos. Antônia conta que o carro-chefe de seus produtos é o vestido com barrado colorido, mas que também se destacam as peças que trazem bordados alguns dos mais importantes símbolos de Brasília como a catedral, a esplanada dos ministérios, a ponte JK e os prédios da Praça dos Três Poderes. “Temos também um vestido bem colorido que homenageia os jardins da capital, como os que existem nas entrequadras e no balão do aeroporto, por exemplo”, afirma Antônia.


Antônia e suas companheiras formam a Associação das Artesãs da Vila do Boa e os produtos feitos por elas já foram vistos em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Mato Grosso, Rio de Janeiro e, claro, na capital federal. “Somos muito caprichosas e não temos medo de trabalho. Eu queria receber cinquenta centavos por cada elogio que eu recebo. Já seria bilionária. Sempre falo para as meninas ‘se podemos receber elogios, porque vamos receber críticas?’”, brinca Antônia, cheia de orgulho.


Associação das Artesãs da Vila do Boa

Contato: (61) 3335-4030
Tecnologia do Blogger.