Governador assina ordem de serviço para início das obras da praça linear


Com a assinatura, neste sábado (20/10), pelo governador Agnelo Queiroz, da ordem de serviço para a construção da Praça Linear nº03, em São Sebastião, a empresa vencedora da licitação poderá dar início às obras na segunda-feira, dia 22.

Para construção da praça, foram destinados quase um milhão de reais, recursos do Fundurb — Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF, coordenado pela Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano. 

Com aproximadamente 475 metros de extensão, destinados ao lazer e à qualificação urbana, o projeto elaborado pela Sedhab inclui arborização, ciclovia, rampas de acessibilidade, meios-fios, espaços para lazer, calçadas e paisagismo.

“Estamos aqui para marcar o início das obras de um espaço que vai promover a qualidade de vida da população. Um espaço de convivência, que vai valorizar a cidade e que poderá ser usufruído por todos. Um local para se viver, garantindo uma cidade mais agradável, mais verde, mais bonita e ainda mais amada”, disse o governador Agnelo Queiroz.

Em seu discurso, o governador aproveitou a oportunidade para dizer que São Sebastião é uma cidade que precisa de atenção. Por isso já inaugurou uma escola, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e está trabalhando para que São Sebastião seja uma cidade inteira dentro da legalidade, o que garantirá segurança jurídica à população e mais investimentos.

O secretário de Habitação Geraldo Magela destacou que os recursos do Fundurb estão sendo direcionados para espaços que possam ser usufruídos pela população. “Essa praça será para a comunidade; um espaço de convivência, principalmente para as pessoas da melhor idade. A praça será do povo. Para as pessoas fazerem suas caminhadas e também terem um momento de lazer”.

O secretário Magela disse ainda que “no valor não está incluída a construção do Centro de Convivência, embora haja uma área destinada para isso. Por isso, em 15 dias, a Administração vai apresentar um projeto executivo e vamos fazer um aditivo para construção do Centro”.

O vice-governador Tadeu Filippelli lembrou das dificuldades no início da construção da cidade, da qual foi o primeiro administrador regional.  “Tínhamos a certeza de que um dia São Sebastião seria uma cidade diferente. E 19 anos depois, estamos aqui para festejarmos mais uma ação do nosso governo. Já viemos aqui para inaugurar uma UPA, uma escola e hoje tenho o sentimento de mais um compromisso cumprido, o que comprova que São Sebastião será aquela cidade diferente — uma cidade jardim que sempre sonhamos”, contou.

O deputado distrital Agaciel Maia disse que o governo tem feito um importante trabalho de desenvolvimento das cidades. “Minhas emendas são em grande parte para São Sebastião. Mas temos dificuldades em licitar. Por isso quero pedir a ajuda da Novacap para colocar o asfalto aqui — investimento que valoriza a cidade, os imóveis e a vida da população. Este governo será o melhor. Sofremos muito para estruturar a casa, mas hoje ela está arrumada.”

“A inauguração desta obra é muito importante para a nossa cidade, que possui uma vocação ecológica. Será um espaço verde e de convivência para a comunidade. Todas as melhorias são bem vindas, sinal de desenvolvimento da nossa cidade, que também precisa que o processo de regularização seja concluído, um anseio da população”, contou a administradora Janine Rodrigues.

A solenidade, realizada pela Sedhab, Novacap e Administração Regional de São Sebastião, contou com a presença do presidente da Novacap, Nilson Martorelli; do secretário-adjunto da Sedhab Rafael Oliveira; do diretor da empresa vencedora da Licitação Carlos Emílio; entre outros.


RECURSOS — No dia 28 de setembro deste ano, a Sedhab publicou, no Diário Oficial do DF (DODF), portaria que oficializa a descentralização de cerca de um milhão de reais do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb) para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para construção da Praça Linear nº03 – Bucólica e de Convivência


A empresa ganhadora da licitação foi a Freitas Terraplenagem e Pavimentação Ltda.


FUNDURB — O Fundurb é um fundo de natureza contábil, vinculado à Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, institucional e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília, em face do seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tais recursos são liberados de acordo com as áreas de aplicação do Fundo, definidas no Art. 1º da Lei Complementar Nº 800, de 27.01.2009 e no Capítulo III do Anexo I do Decreto Nº 30.765/2009, que aprovou o Regulamento de Operação do Fundurb.



Tecnologia do Blogger.