Projetos Sociais da ACEHU

A ACEHU desenvolve diversos projetos sociais, beneficiando comunidades de poucos recursos. Através desses projetos, a ACEHU visa democratizar o acesso a cultura e a educação.

Veja os detalhes dos nossos projetos abaixo:
Desde 2006, o Projeto Garatuja oferece aulas de Balé Clássico e Dança Contemporânea, além de ministrar aulas de reforço escolar para as suas 35 alunas.  Além da parte técnica, o projeto realiza um acompanhamento do desenvolvimento educativo e humano de cada aluna, feito através de uma monitoria individualizada. Cada aluna tem sua própria monitora que orienta o seu desenvolvimento humano, profissional e familiar.
                          O projeto é realizado em São Sebastião - DF e tem como responsável e criadora a bailarina Daniela Couto, além de contar com um grupo de professores altamente qualificado. Quatro das suas alunas já seguiram a carreira como bailarina profissional.
                          O desafio do projeto atual é conseguir construir a sua sede definitiva, pois atualmente realiza suas atividades em locais públicos improvisados.

PROJETO: GARATUJA – ANO 2011

Objetivos: Resgatar a cidadania, aumentar a auto-estima de cada adolescente participante, dando-lhe, assim, uma melhor perspectiva de vida. Isto se realiza tanto através das aulas de dança, carro-chefe do projeto, como pelo permanente acompanhamento escolar provido às alunas, procurando que se estabeleça uma motivação mais profunda na aquisição de cultura, com reflexos imediatos na cidadania.
Ainda se procura dar uma atenção especial à saúde das participantes e familiares, inclusive encaminhando-os para atendimento especializado, quando necessário.

Local: Durante a semana: Garagens de casas da comunidade (Dona Elisa e outras) e Centro Olímpico de São Sebastião.

Aos sábados: Centro de Educação Infantil 1 de São Sebastião (Centrinho).

Funcionamento do projeto:
Segundas, terças, quintas e sextas-feiras às 18h às 20h.

Sábados: 9h30min às 12h15min.
Período de realização: fevereiro a dezembro de 2011.
Público alvo: adolescentes de 10 a 18 anos.
Número total de beneficiários atendidos: 27
Área geográfica de abrangência do projeto: São Sebastião (DF)
Atividades desenvolvidas em 2011: Aulas de dança contemporânea, balé clássico e reforço escolar.

Passeios:
- 1° Semestre de 2011: Apresentação do Grupo de Dança do Projeto Social do Ivaldo Bertazzo na Sala Vila Lobos do Teatro Nacional.
- 2º Semestre de 2011: dia 17/12 Teatro da Caixa e Vila do Papai Noel

Bolsas de Estudo (Balé):
- 4 bolsas de estudo oferecidas por Giselle Santoro (filha) no Centro de Dança do DF. Alunas contempladas: Amanda Silva, Daniella Úrsula Macedo, Andreza Lima, Sandrynne Ferreira.
- 3 bolsas de estudo fornecidas pela Aliança Francesa. Alunas beneficiadas: Andreza Lima, Adriana Pereira, Amanda Silva.
Apresentações de dança:
• Apresentação na abertura da festa de aniversário de São Sebastião – Distrito Federal, no Parque de Exposições da cidade.
• Apresentação para delegação chinesa, em projeto de visitação pelos Pontos de Cultura do Distrito Federal. Visita organizada pelo Ministério da Cultura da China e com o apoio local da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) na quadra de esportes.
• Apresentação de dança no Concerto de Primavera na PROMOVIDA.
• Apresentação de dança no espaço da 508 Sul em um evento de Encontro dos Pontos de Cultura do DF.

 • Dia 07/12: apresentação da Academia PRAVIVER.
• Dia 10/12: apresentação no teatro da 508 Sul.

Pontos Positivos:

1)Apoio da diretora do Centrinho para oferecer o espaço para as aulas aos sábados.
2)Monitoras fixas para o reforço escolar aos sábados.
3)Contratação de uma professora de balé experiente.
4)Convênio com a Secretaria de Cultura do DF que permitiu a aquisição das camisetas do projeto, os uniformes novos para 2012, figurinos e a manutenção do pagamento da professora para as aulas de dança contemporânea.
5)Ajuda financeira de muitas amigas que permitiu o pagamento da professora de balé e contribuição para outras necessidades das alunas, como a manutenção de aparelho ortodôntico, passagem de ônibus para curso de francês e outras.
6)1º espetáculo de dança promovido pelo Projeto Garatuja e a ACEHU com apresentação em um teatro.
7)Aulas de dança contemporânea por 2 meses com Luciana Lara – diretora e coreógrafa da ASQ Companhia de Dança- para 4 alunas do projeto (Corpo de Baile) durante o período de ausência da professora Cleani por motivo de doença. Alunas beneficiadas: Adriana Pereira, Franciele Pereira, Maria Alice Santana, Luana Costa.
8)Entrevista concedida ao Jornal Campus da UNB em que o projeto Garatuja foi destaque na notícia sobre os Pontos de Cultura do DF.

Responsável:
Daniela Couto – 9902-6306

Atividade:
Dança Contemporânea (4 turmas)

Dia: Seg e qua
8:00 as 9:30 (turma 3)
9:30 as 11:00 (turma 4)
14:30 as 16:00 (turma 1)
16:00 as 17:30 (turma 2)

Local: Paroquia Santo AfonsoBairro Sao Jose, São Sebastião - DF
Atividade: Balé Classico e Reforço Escolar (2 turmas )
Dia: Domingo (turmas 1 e 2)Horário: das 10:00 as 12:45
Local: CEI n 01 - Centrinho, S
ão Sebastião-DF
Tecnologia do Blogger.