Há dois anos, São Sebastião pede semáforos, mas não tem resposta


A cidade de São Sebastião, com mais de 100 mil habitantes, enfrenta grandes problemas no trânsito pela falta de sinalização e semáforos. Com quase vinte anos de existência, a cidade ainda não tem a infraestrutura básica para controlar o fluxo de veículos.
De acordo com o morador David Patrick, o trânsito não é seguro nem para veículos e nem para quem anda a pé. As faixas de pedestre não dão acesso aos locais de grande fluxo de pessoas e elas acabam atravessando entre carros. O gerente ainda lista pontos da cidade que ficam caóticos em horários de pico. “Pela minha vivência aqui, seria ideal a instalação de pelo menos cinco semáforos, sendo eles no cruzamento da Avenida São Sebastião com a Rua da Gameleira, próximo à Praça La Bodeguita e nos arredores da Casa Amarela”, disse.
Luis Oliveira, que mora na cidade há 12 anos, afirma que houveram instalações de barreiras e pardais, mas que os aparelhos não resolvem o problema. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito parecem mais interessados em arrecadar do que com o educar o motorista”, afirma. O pedagogo também afirma que nem todos os pardais funcionam e que os motoristas locais usam manhas para burlar os aparelhos. “Eles diminuem a velocidade somente onde está a barreira. A partir dela continuam no excesso de velocidade”, explica.
Administração local informou que a solicitação de um estudo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi feito em fevereiro de 2011, mas que não houve respostas e nem instalações. “Não sabemos se foi feito estudo e nenhum semáforo ou barreira foram instalados. Normalmente, eles vêm a cidade sem nos comunicar, fazem o estudo e vão embora”, informou Janine Barboza, administradora da cidade.
Foi divulgado com exclusividade ao Alô Brasília, o documento que comprova a solicitação da análise do Detran. O documento também informa ao departamento que a população cobrou em reuniões a instalação de quebra-molas, sinalização, faixas de pedestre, barreiras eletrônicas e semáforos.
No entanto, a assessoria do Detran informa que “não foi constada viabilidade técnica para instalação de semáforos no local” e que não há necessidade ou previsão para instalação destes equipamentos.

Tecnologia do Blogger.