ARIE do córrego Mato Grande

Córrego Mata Grande, São Sebastião-DF
A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

A ARIE do Córrego Mato Grande, criada pelo Decreto Nº 25.067 de 10 de setembro de 2004, tem área total de 132 hectares e perímetro de 9,41 metros. Está localizada na área denominada Área de Risco, composta pela margem direita do Córrego Mato Grande, a margem esquerda do Ribeirão Santo Antônio da Papuda, sendo esta a área verde da cidade de São Sebastião, descrita no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) de São Sebastião.

A ARIE tem por objetivos manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local; garantir a diversidade biológica das espécies, preservando o patrimônio genético de forma a não se permitir a erradicação de espécies; e regular o uso admissível nessas áreas de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Ainda são objetivos da ARIE garantir a preservação e a proteção da fauna e da flora ali existentes, proporcionar à população condições de exercer atividades culturais educativas e de lazer em um  ambiente natural e equilibrado; e desenvolver programas de pesquisa visando ao desenvolvimento sustentável.
Tecnologia do Blogger.