ONG de São Sebastião aproveita pneus retirados de horta para fazer pufes



A ideia começou com a preocupação em combater os focos do mosquito da dengue 

A ONG Casa de Cultura e Educação Permanente de São Sebastião começou seu trabalho, na quadra 12 do bairro Morro Azul, em 2005. A então diretora, Hosana Alves do Nascimento, preocupada com os casos de dengue na cidade, decidiu recolher os pneus velhos das ruas e transformá-los em pufes. 

“Tínhamos um espaço para começar uma horta comunitária, mas o lugar estava cheio de lixo, entulho. Limpamos tudo e aproveitamos os pneus velhos para fazer os pufes. São Sebastião já foi um grande foco da dengue. Assim, afastamos o mosquito e conseguimos uma renda extra”, explica Hosana. 

Além da Hozana, outras 10 pessoas da comunidade participam do trabalho de transformação de produtos feito pela ONG. 

A ONG oferece ainda oficinas de meio ambiente para crianças, aulas de reforço escolar e atende os idosos da região. 

Todo o material usado pela Casa de Cultura e Educação é doado por vizinhos e comerciantes. Vidros, potes de leite, latas de tinta, entre outros objetos que iriam para o lixo, ajudam o estoque do ateliê.

 “A comunidade ajuda muito, mas estamos precisando de mais apoio. Tem semana que falta material e a gente tira dinheiro do nosso bolso pra comprar. A renda dos pufes é toda investida na horta para a comunidade”, diz Hosana.

Para os interessados, a Casa de Cultura e Educação Permanente também oferece oficinas que ensinam a fazer os pufes com pneus.
Tecnologia do Blogger.