Horta comunitária da Quadra 12 se torna Cooperativa


 A Horta Comunitária da Quadra 12 do Morro Azul é fruto de uma manifestação, que aconteceu quando em 2005, durante o surto de Hantavirose  os moradores, indignados, arregaçaram as mangas e começaram a trabalhar no local, onde antes só havia matos, lixo e muito entulho.


Hoje a ideia da horta é real e se mantem firme e forte. Com ajuda de alguns moradores o projeto vai sendo tocado e aos poucos vai criando o vínculo com a comunidade. Ali já são produzidos diversos tipos de hortaliças, totalmente orgânicas e sem nenhum agrotóxico. Entre as mais procuradas estão o cheiro-verde, a alface, jiló, pimenta, banana, plantas medicinais.


Devido a essa importância da comunidade está reunida e achar uma forma de buscar informações e ajuda, a horta comunitária se tornou um cooperativa, hoje chamada Cooperativa Girassol. Desde da criação da cooperativa, já fizeram uma parceria com o Instituto EconoAma-Jardins Mangueiral e já começaram um trabalho com o processo de irrigação. Ganharam um suporte para uma caixa d'água de 5.000 litros, na qual ajudará na reserva de água. A água vem dali mesmo, pois a região é rica em nascentes.


Além disso, a horta comunitária contou com uma emenda parlamentar e com este dinheiro conseguiu fazer o cercamento do local de 5.000 metros quadrados com alambrados, assim protegerá mais o local e o acesso centralizado. Entre estas a horta ainda precisa de muitas melhorias, mas que muita coisa já foi feita.



Para a produção dos produtos saudáveis, os cooperados contam também com a assistência técnica da Emater, que entram com doações de adubo, ferramentas e as orientações necessárias para a produção. Hoje a produção está sendo farta e parte da produção é distribuído com os cooperados e o excedente e vendido à comunidade a preços populares. O valor arrecadado é totalmente revertido a manutenção da horta comunitária.


Para mais informações: 9124-9895




Tecnologia do Blogger.