São Sebastião comemora seu 22º aniversário.



A manhã de quinta-feira (25) começará diferente para os moradores de São Sebastião. Às 9 horas, um desfile cívico-estudantil sairá da feira permanente e terminará no estacionamento do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Caic). O evento marca o início das comemorações dos 22 anos da região, celebrados no dia 25. Serão quatro dias de festa promovida pela administração regional. Ainda na quinta-feira, de volta ao estacionamento do Caic, após o desfile, haverá apresentação de um coral de idosos e o corte do tradicional bolo de aniversário. A partir das 18 horas, o Parque de Exposições será palco de um show gospel.

Na sexta-feira (26), a partir das 9 horas, ocorrerá uma Ação Global, projeto da Rede Globo e do Serviço Social da Indústria (Sesi) que oferece serviços de corte de cabelo, brinquedoteca, escovação de dentes e emissão de carteira de trabalho pela Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo. Às 18 horas, haverá shows com artistas locais, como Imagem de Rua, Banda Forró Rasgado e Menina, que se apresentarão gratuitamente. No sábado (27) pela manhã, a ação se repete. No fim do dia, às 18 horas, a Igreja Católica promoverá o ato Abrace o Morro da Cruz, uma mobilização em favor do bairro de mesmo nome, muito visado por invasões nos últimos tempos.

As festividades continuam até domingo (28), quando se encerram com apresentações — sem custo para o governo — de bandas de diversos gêneros musicais, como forró, sertanejo, rap, reggae e funk, a partir das 19 horas, também no Parque de Exposições. A programação dos eventos foi possível graças a parcerias estabelecidas entre a administração regional e empresários locais.

História
São Sebastião começou a ser ocupada em 1957 quando várias olarias — fábricas de tijolos e telhas — instalaram-se para suprir parte da demanda de materiais para construir a capital federal. À medida que os contratos iam sendo concluídos, as olarias eram desativadas, mas os moradores permaneceram. A população cresceu, e o local recebeu o nome de Agrovila São Sebastião. Em 25 de junho de 1993, tornou-se região administrativa.

A região fica a cerca de 22 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, para quem segue pela Ponte JK, no Lago Sul.


Fonte: Agência Brasília, com informações da Administração Regional de São Sebastião
Tecnologia do Blogger.