Parabéns São Sebastião: 22 anos como região administrativa





Abrigando 130 mil moradores do Distrito Federal, a região administrativa de São Sebastião completa 22 anos nesta quinta-feira (25). A ocupação da área começou antes mesmo do nascimento de Brasília, quando olarias se instalaram no local para suprir a demanda da construção civil por materiais. As terras foram arrendadas posteriormente pela Fundação Zoobotânica.

Com a desativação das olarias, a região acabou se estruturando ao longo do córrego Mata Grande e ribeirão Santo Antônio da Papuda. O complexo penitenciário do DF fica situação na região.
De acordo com a administração regional, o nome São Sebastião foi escolhido em homenagem a um dos primeiros comerciantes da área. Ele se instalou nas terras desapropriadas da fazenda Taboquinha e retirava areia ao longo do rio São Bartolomeu. O material era vendido para as construtoras da Novacap. Por causa da atividade, o pioneiro ficou conhecido como "Tião Areia".

A região tem 12 bairros, e o mais recente deles é o Jardins Mangueiral. Outros setores que compõem São Sebastião são Setor Tradicional, Centro, João Cândido, Morro do Preá, São Bartolomeu, Vila Nova, Vila do Boa, São José, Nova Betânia, Bela Vista, São Francisco, Bonsucesso e Residencial Oeste. Dois outros precisam ser criados oficialmente, embora já existam na prática: Residencial Vitória e o Morro da Cruz.
Também segundo a administração, 47% da população é formada por jovens com menos de 20 anos. A comemoração inclui um desfile cívico-estudantil às 9h, apresentação de um coral de idosos seguida do corte do tradicional bolo de aniversário às 11h30 e show gospel no Parque de Exposições a partir das 18h.
Tecnologia do Blogger.