Jardim ABC recebe investimentos de obras de infraestrutura


O bairro Jardim ABC, na região da DF-140, tornou-se um importante vetor de crescimento no Distrito Federal. Além da chegada de dois residenciais da Damha Urbanizadora, uma das empresas líderes no setor de loteamentos fechados, são executadas diversas ações com o objetivo de revitalizar espaços urbanos próximos aos residenciais.
Encabeçadas pela Associação Bairro Sustentável (ABS), projeto criado em 2011 pela Damha Urbanizadora com a finalidade de atuar, principalmente, junto às comunidades situadas no entorno dos residenciais e nas ações de sustentabilidade, as melhorias no Jardim ABC começaram em janeiro de 2012, com um diagnóstico inicial que ajudou na identificação de oportunidades de ajudar a população local.
Desde a chegada da urbanizadora na região, em fevereiro de 2012, membros da Associação, com o apoio dos moradores da comunidade, e uma equipe de engenharia da Damha se reuniram para a definição das obras de revitalização urbana propostas pela empresa na rodovia GO-436.
“Entre as ações, estavam a pintura dos muros de duas escolas municipais, a arborização de canteiros, obras no sistema de drenagem e a correção de erosão de áreas pavimentadas”, explica Fernanda Toledo, presidente da ABS.
Michele Fernandes é moradora do Jardim ABC e sócia de um restaurante no bairro. Ela garante que as melhorias realizadas pela Damha na região têm impactado diretamente na vida dos moradores e na visão comercial do local. “As ações de benfeitoria, como a pintura e manutenção dos canteiros e jardins, e a limpeza urbana diária, têm feito com que os estabelecimentos comerciais sejam mais valorizados e tragam uma qualidade de vida melhor para a população local”, reconhece Michele.
Além das obras de infraestrutura, a ABS trabalha o âmbito da sustentabilidade por meio da nova campanha de coleta seletiva da prefeitura de Cidade Ocidental. A prática já existe em alguns bairros, e agora, irá se estender para outros 14, incluindo o Jardim ABC. A Associação, juntamente com a empresa Ambev, participará com o apoio de insumos, como equipamentos de segurança, materiais de comunicação e veículos. Outra parte da ação, inclui palestra para os cooperados da Cooperativa Esperança sobre temas como empreendedorismo e pertencimento, que está prevista para acontecer no mês de Novembro.
Atualmente, as ações da Associação Bairro Sustentável já acontecem em diversas cidades do país. Além da Cidade Ocidental, está presente em Campo Grande (MS), Araraquara (SP), São Carlos (SP), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB), entre outras localidades.
Tecnologia do Blogger.