Uma casa desaba e nove ficam interditadas no bairro Morro Azul


A cobertura de uma casa desabou e outro imóvel cedeu parcialmente no Morro Azul, em São Sebastião, no Distrito Federal, na noite desta quarta-feira (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, mais duas residências estão comprometidas devido a rachaduras. No total, nove construções foram interditadas.

A corporação informou que não havia pessoas no local no momento do desabamento. O imóvel fica na quadra 11, conjunto C. Os bombeiros receberam o chamado por volta das 19h30. A corporação não informou o motivo do desabamento, mas citou a chuva como uma das hipóteses.

Segundo o Coordenador de Operações da Defesa Civil do DF, major Sinfrônio Lopes, cerca de 40 pessoas tiveram de deixar as casas. Todos foram para residências de parentes. Ele diz que o órgão vai avaliar a situação nas próximas horas para ver se libera o retorno das famílias de alguns dos imóveis, mas será preciso reforço nas paredes das residências.

“Uma área grande da cobertura de uma casa caiu. Outras oito estão com rachaduras. Em uma escala de 1 a 5, eu digo que as rachaduras estariam em grau 2. Como algumas casas têm baixa qualidade construtiva [feitas com material de qualidade inferior], isso agrava a situação.”

Lopes diz que o terreno onde estão as casas tem elementos orgânicos em sua composição. Há ainda um lote com cerca de 3 mil m², ao lado da área, que pode ter sido aterrado de forma inadequada e que é “um grande captador de água, que vai para o subsolo e que possivelmente passa por baixo dos lotes”, tornando o espaço menos resistente ao peso de construções.
Tecnologia do Blogger.