Bombeiros combatem incêndios florestais no bairro Jardins Mangueiral


Da janela do condomínio Jardins Mangueiral, em São Sebastião, foi possível ver a proporção do incêndio que atingiu a região na tarde deste domingo (24/7). O fogo, que tomou a mata e se aproximava das casas, assustou os moradores. Alguns saíram correndo, outros tentaram controlar a situação usando baldes com água. O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou no local por mais de sete horas.



Segundo a corporação, 50 militares, nove viaturas e três aeronaves atuaram na região. Os bombeiros confirmam que as residências ficaram em risco, mas a intervenção rápida das equipes evitou um incidente. Os militares ainda não estimaram a área total queimada.



Outros incêndios foram registrado na Rodovia do Sol, no Jardim Botânico, em Águas Emendadas, Planaltina, e um terceiro na chácara Onoyama, em Taguatinga. Lá, os bombeiros afirmaram que duas viaturas foram acionadas e 10 militares atuaram extinguindo as chamas.
Clima
A seca, que chegou mais cedo no Distrito Federal este ano, contribui para o aumento de queimadas. Por dia, mais de 12 incêndios são registrados na capital federal. Até 20 de julho, foram 2.506 chamados. Dado 120% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 1.140 casos. Cerca de 210 bombeiros atuam diariamente apagando incêndios florestais. Só neste ano, 4.925,82 hectares foram consumidos pelo fogo. Em 2015, foram 12.685,08.

“A previsão é de que, em agosto, o número de incêndios aumente. Não registramos chuvas no DF há 68 dias, o que ajuda a criar focos de incêndios em regiões que possuem muita vegetação seca. Esse cenário deve se manter até setembro”, explicou o meteorologista Hamilton Carvalho.
Neste domingo, os termômetros marcaram 29ºC. Durante a madrugada a temperatura caiu para 6,3ºC. A umidade relativa do ar variou entre 70% e 29%.,
Fonte: Metrópoles
Tecnologia do Blogger.