Tecnologia do Blogger.

Vídeo: Posto de saúde de de São Sebastião usou material vencido para exames de urina.

by - terça-feira, março 21, 2017


Reagentes vencidos foram usados para diagnosticar doenças em pacientes da Unidade Mista de Saúde de São Sebastião, denunciou um servidor à TV Globo. Em um vídeo gravado no laboratório do posto, ele mostra dezenas de caixas com materiais que deveriam ter sido descartados em outubro do ano passado, mas foram mantidos na unidade.
Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou que havia um lote vencido dos reagentes, mas garantiu que o produto não foi usado. De acordo com a pasta, existe um controle rígido para que os materiais estejam sempre apropriados para o uso.
O servidor que fez a denúncia contou que a própria chefia do posto envia o material fora do prazo de validade para ser usado. "Como nós temos esse material para ser utilizado para os exames, e a gente tem que fazer os exames, é utilizado essas tiras que estão vencidas", afirmou o profissional, que não quis se identificar.
O reagente serve para medir níveis de substâncias na urina. Ele é usado, principalmente, para diagnosticar diabetes e infecção urinária. De acordo com o assessor do Conselho Regional de Farmácia Breno Silva de Abreu o uso do produto vencido pode resultar em resultados equivocados. Ele afirma ainda que o uso de qualquer produto fora da data de validade em laboratórios é proibido pela Anvisa.

You May Also Like

0 comentários

Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.