Tecnologia do Blogger.

Projeto de extensão Capoeira Angola em São Sebastião traz treinos abertos de capoeira ao campus

by - sexta-feira, agosto 03, 2018


Em parceria com o Centro Esportivo Capoeira Angola - CECA, o Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião disponibiliza para toda a comunidade o projeto de extensão Capoeira Angola em São Sebastião. Os treinos abertos serão ministrados no ginásio do campus (Área Especial 2, S/N, Bairro São Bartolomeu - São Sebastião/DF), nas segundas e quartas-feiras, das 19:45 às 21h
As aulas serão gratuitas e abertas para todos com mais de 15 anos. O projeto conta com o instrutor Paulo Passos, do CECA, com as referências do mestre João Pequeno e Mestre Pastinha. 
A capoeira oferece a integração corpo-mente além do resgate dos rituais e práticas dessa arte que mistura música, dança e luta. O projeto visa realizar uma atividade física em um ambiente de aprendizado e troca entre as diversas vertentes da cultura afro-brasileira. 
 
Para saber mais:
A Capoeira Angola se baseia em poucos golpes e defesas porém suas variações que a torna infinita.
a) Aquecimento: recepção e acolhimento; centramento e auto-observação. Visa trazer o praticante para o aqui e agora, afastando-o de suas preocupações corriqueiras e iniciando o aquecimento das articulações.
b) Parte Física: Nesse momento são executados diversas séries de exercícios para a evolução da resistência cardiorrespiratória e muscular do praticante.
c) Parte Neural: Nesse momento os exercícios são focados no desenvolvimento das respostas neurais (velocidade de reação, equilíbrio, concentração, elaboração do modelo mental do exercício)
d) Parte Dançante: Nesse momento é onde se termina o aquecimento global do corpo. Onde se tem a relação entre o exercício e a música com a função de recuperação do organismo para as próximas fases.
e) Parte Marcial: Nesse momento são executados exercícios de ataque e defesa. Os exercícios são repetidos até a fixação dos detalhes com o objetivo de executar perfeitamente cada golpe.
f) O Jogo: Nesse momento os praticantes têm a oportunidade de realizar um jogo de capoeira para experimentar o que aprendeu durante sua trajetória. Nesse jogo, o professor encoraja os praticantes a executarem os movimentos aprendidos nos últimos dias de treinamento.
g) Musicalização: Nesse momento os praticantes têm contato com os instrumentos e com as música da “Capoeira Angola” e do “Samba de Roda”.

You May Also Like

0 comentários

Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.