Conferência Livre ressalta protagonismo de crianças e adolescentes em São Sebastião


O Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes de São Sebastião realizou sua II Conferência Livre* com muita arte, cultura e protagonismo e debateu e aprovou propostas voltadas para as políticas da infância e juventude.


Jovens participantes de projetos sociais de São Sebastião reativaram o FDCA local e realizaram no último sábado (06) A II CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES DE SÃO SEBASTIÃO que teve como objetivo promover e fortalecer estratégias/ações de participação nas políticas públicas e reuniu cerca de 120 pessoas para refletir, debater e elaborar propostas voltadas para a garantia e manutenção dos direitos de crianças e adolescentes. 


A partir de um processo dinâmico de diálogos e sistematização de propostas, voltados para o fortalecimento do protagonismo e da cidadania infanto-juvenil, a Conferência Livre aconteceu no CED São Francisco, das 08:00 as 18:00, e teve a participação dos Deputados Distritais Fábio Félix (PSOL) e Leandro Grass (REDE) e do jovem Pedro Victor (representante da juventude de São Sebastião) que trouxeram pertinentes considerações sobre o sistema de garantia de direitos, Políticas Públicas integradas e de inclusão social, gestão, orçamento, financiamento, participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes no Controle Social das Políticas Públicas e das deliberações de decisões políticas de seus interesses.


A mesa de abertura foi composta por Francisco Beto, representante da Vila da Cidadania, Matheus Costa, vice-diretor do CED São Francisco e 3 jovens representantes dos projetos Ação em Rede, Mais Cidadania e Girassol: Daniel Guedes, Rayca Almeida e Ellen Vitória.


A parte da tarde foi destinada para a elaboração e sistematização de propostas. Destaque para o grupo de crianças que refletiram, discutiram e apresentaram propostas acerca dos mais variados temas como preconceito, segurança, família, saúde, esporte, lazer, cultura etc. Todas as propostas foram aprovadas e serão encaminhadas para o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA-DF e apresentadas na Conferência Distrital DCA, com previsão para acontecer no mês de agosto.


O evento foi recheado de atrações culturais, com muita música, poesia, dança e artes circenses. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Rafaela e Uriel que encantaram a todos com lindas interpretações das músicas Dizeres e Ouvi dizer, seguidos por Daniel Guedes e Isaac Mendes. A primeira parte da conferência finalizou com um aulão de Axé, ministrado, com toda irreverência, por Tonim. Bruna Lima, Juan Silva e Guitarhard também marcaram presença no evento e o Resgate Circense, grupo formado por estudantes do Chicão, paralisou a plateia com uma apresentação mágica de tirar o fôlego.


A Conferência contou com o suporte institucional da OSC Evolução e com o apoio da Cáritas Brasileira, do Movimento Cultural Supernova, da Associação Ludocriarte e com toda a equipe dos projetos Girassol e Mais Cidadania. Diversos outros entes e agentes sociais e culturais atuaram de forma estratégica para a realização desse evento: Projeto Campeão, ASCOM, São Sebastião Esporte Clube, Projeto Vida, Nação Zumbi, ATBR, Instituto Comunidade, Casa de Cultura do Morro Azul etc. Foi um momento importante para sensibilizar e mobilizar a comunidade em favor da promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes que estão estabelecidos na Constituição e no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), mas que, mesmo assim, ainda hoje não são implementados em sua plenitude.



Fonte: Blog do Isaac Mendes
Acesso em: 11/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.